Os locais de aprendizagem têm o dever de colaborar com o conhecimento e desenvolvimento profissional. No caso da Educação Técnica, que muitas vezes recebe estudantes mais jovens, é imprescindível que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais esteja em discussão.
Confira as nossas dicas abaixo!
✅ Diálogo: dê oportunidade para o estudante se abrir e explicar quais são seus desejos, inseguranças e interesses voltados à vida profissional. Você também pode estimular esse diálogo por meio da indicação de leiutra sobre habilidades socioemocionais. Na MB você encontra diversos títulos sobre o tema!
✅Elogios: existem períodos em que os estudantes podem se encontrar inseguros. Nesse sentido, elogiar é uma maneira de trabalhar a autoestima e a segurança dos jovens. Estimule essa troca também como forma de desenvolver a empatia.
✅ Vínculos de fortalecimento: é importante que as instituições criem canais de comunicação seguros para que os estudantes compartilhem informações, frustrações e elogios. Dessa forma, você posiciona a sua instituição como um lugar de confiança. Você pode também organizar eventos temáticos para divulgar esses espaços.