Atualização de catálogo: como funciona?

Entenda sobre o processo de entrada e de saída de novos títulos do acervo.

O acervo da Minha Biblioteca é atualizado mensalmente com novas edições e lançamentos. É essa movimentação que garante a qualidade dos conteúdos da plataforma. Mas você sabe como ocorre esse processo? Entenda a seguir!

📖 Lançamentos: o acervo da MB recebe todos os meses uma seleção de novos títulos e/ou novas edições atualizadas com base em uma curadoria junto às editoras parceiras. Os critérios para essa seleção incluem fatores como qualidade literária, relevância temática, popularidade e adequação ao catálogo.

📚 Remoções de obras: por questões contratuais entre autores e editoras, ou atualização de edição, algumas obras precisam ser removidas do catálogo. Essas remoções são realizadas, em sua maioria, no mês de janeiro, com aviso prévio de alguns meses. As remoções fora desse período são sempre comunicadas com pelo menos 30 dias de antecedência. Sempre que possível indicaremos obras equivalentes para auxiliar na atualização de bibliografias.

💻 Integrações: se você usa a Minha Biblioteca integrada com algum gerenciador de acervo é recomendado atualizar os metadados todos os meses para aproveitar os lançamentos e novas edições. Disponibilizamos nosso catálogo em formato que possibilita a consulta de indicações de forma sugestiva de curso e palavra-chave para facilitar a construção de unidades curriculares. Lembrando que você pode nos enviar sugestões de novas combinações para tornar essa ferramenta ainda melhor.

📌 Comunicação: as atualizações de catálogo são comunicadas por meio da nossa newsletter (aproveite para se inscrever por aqui!). Nesses comunicados você encontra sempre o pacote de metadados atualizado, além da relação de novos títulos e eventuais remoções.

🧠 Catalogação: disponibilizamos o nosso catálogo em formato dinâmico que possibilita realizar facilmente a consulta das obras levando em consideração as áreas do conhecimento, cursos e palavras-chave para facilitar a construção das unidades curriculares já em formato ABNT.

Você pode nos enviar sugestões ou pontos de melhoria para tornarmos esta ferramenta ainda melhor.

Consulte a última atualização de acervo aqui

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! 😎

Obras que todo profissional de biblioteca precisa ler
Vá além da biblioteconomia e leia sobre educação, marketing e desinformação.